Farmácia Popular distribui gratuitamente absorventes a pessoas em situação de vulnerabilidade
O programa Farmácia Popular disponibiliza absorventes para população em situação de vulnerabilidade social em mais de 31 mil unidades credenciadas em todo país. A iniciativa é decorrente das ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, do Governo Federal.
No Brasil, uma a cada quatro meninas falta à escola durante o seu período menstrual e cerca de 4 milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar (acesso a absorventes, banheiros e sabonetes).
O público-alvo do programa abrange 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos em todas as regiões do País. Somente no Estado de São Paulo, mais de 3 milhões de mulheres devem ser beneficiadas com a iniciativa, em mais de 6 mil estabelecimentos.
Para garantir o benefício, as pessoas que se encaixam nos critérios (role para o lado) precisarão apresentar um documento de identificação pessoal e uma autorização na farmácia credenciada. Essa autorização será emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’– a nova versão do Conecte SUS já disponível para download.
As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136.