Skip to main content

Notícias

Ministério da Saúde assegura participação do farmacêutico em todas as modalidades do eMulti

As equipes eMulti são constituídas por profissionais da saúde de diversas especialidades que colaboram de forma integrada com outras equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), compartilhando a responsabilidade pela saúde da população e do território. Elas operam em estreita colaboração com a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e promovem uma abordagem interdisciplinar e intersetorial para melhor atender às necessidades da comunidade.

O farmacêutico está incluído na lista de profissionais que podem ser integrados às equipes eMulti. A Nota Técnica nº10/2023-CAIN/CGESCO/DESCO/SAPS/MS estabeleceu as diretrizes para a reorganização das equipes multiprofissionais na atenção primária à saúde em três modalidades, que diferem em número de equipes vinculadas, carga horária mínima, cofinanciamento federal mensal e outros critérios. Nas categorias Ampliada e Complementar, o farmacêutico é explicitamente mencionado, enquanto na modalidade Estratégica, a inclusão desse profissional ficou subentendida, o que causou dúvidas entre os gestores municipais.

O esclarecimento do Ministério da Saúde poderá resultar em maior empregabilidade de farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Ao garantir a inclusão dos farmacêuticos em todas as modalidades do programa, este esclarecimento abre portas para uma participação mais ativa e relevante desses profissionais na promoção da saúde da população. Através da sua colaboração nas equipes eMulti, os farmacêuticos poderão oferecer seus conhecimentos e habilidades de forma interdisciplinar, contribuindo para a integralidade do cuidado, aprimorando a resolubilidade da Atenção Primária à Saúde e fortalecendo a rede como um todo”, afirma Gustavo Pires, secretário-geral e conselheiro federal de Farmácia pelo Paraná.

Com informações do Conselho Federal de Farmácia.