Skip to main content

Notícias

Entendendo a pauta de reivindicações - folga dupla aos sábados e domingos, pausa para descanso e remuneração pelos serviços farmacêuticos

Estamos em negociação com os sindicatos patronais. Entenda as nossas pautas de reivindicações!

CCT FARMÁCIAS E DROGARIAS

Folga dupla aos sábados e domingos

As escalas praticadas no setor farmacêutico retiram do trabalhador o direito ao convívio familiar, ao aperfeiçoamento na profissão, ao descanso digno e ao lazer.

Por isso, o SINFAR/SP quer garantir a folga dupla aos sábados e domingos (dois dias consecutivos), de forma obrigatória e mensal, para empresas que possuam no mínimo 3 (três) farmacêuticos por unidade, de forma a permitir o sistema de rodízio de folgas. Estamos na luta! Nossa pauta de reivindicações é extensa e contempla cláusulas de cunho econômico e social. Converse com seus amigos e colegas!

Pausa para descanso

Queremos que conste nas Convenções Coletivas cláusula determinando descanso de 0h10 (dez minutos) para cada 0h50 (cinquenta minutos) que o farmacêutico trabalhe em pé, sendo que os intervalos para descanso não podem ser deduzidos da jornada de trabalho.

Essa garantia de direito encontra consonância na Norma Regulamentadora No. 15 (NR-15), que estabelece as atividades consideradas insalubres.

Queremos proteger a saúde do trabalhador e trabalhadora farmacêutica. Queremos você ao nosso lado! Vem pra luta!

Remuneração pelos serviços farmacêuticos

CCT Farmácias e Drogarias – O SINFAR/SP solicitou, no documento entregue aos sindicatos patronais, a inclusão de uma cláusula com objetivo de instituir regras para a remuneração pelos serviços farmacêuticos realizados.

A consolidação e ampliação dos serviços farmacêuticos nas unidades é de fácil constatação e a legislação impõem a competência privativa do farmacêutico para a realização destes serviços.

Portanto, foi adicionado os serviços farmacêuticos às tarefas habituais do profissional sem qualquer remuneração ou repercussão em seus vencimentos mensais! Sob o ponto de vista do direito do trabalho é injustificável o farmacêutico não ser remunerado por estas atividades!

Sabemos que esse tem sido um importante pleito da nossa categoria. Para temos força diante da negociação, é fundamental que todos os farmacêuticos e farmacêuticas apoiem a nossa luta, conversando com colegas, compartilhando nossos materiais de divulgação.

Precisamos pressionar os sindicatos patronais! Queremos ser remunerados pelos serviços farmacêuticos que realizamos! Queremos você ao nosso lado! Vem pra luta!