Notícias

Por dentro da Pauta de Reivindicações dos Farmacêuticos de Hospitais e Laboratórios

Categoria reivindica mudança no índice para reajuste salarial e aumento real de 5%

Com a data base dos farmacêuticos de hospitais e laboratórios  - 1º de setembro e outubro - se aproximando, no dia 14 de agosto, o SINFAR-SP recebeu em sua sede profissionais destas áreas para a construção da Pauta de Reivindicações, que foi protocolada ao Sindicatos Patronais, Sindhosfil (Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo) e Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), para negociação anual de reajuste e relações de trabalho.

As propostas aprovadas pela categoria levaram em conta necessidades dos profissionais nas experiências do cotidiano mais os resultados da pesquisa lançada pelo SINFAR-SP no mês de julho, que identificou os seus anseios e urgências em sua atuação, como o combate ao assédio - por meio da criação de comissões nas empresas e hospitais para identificar as causas frequentes e prestar assistência aos trabalhadores assediados, do desvio e acúmulo de funções (quando o profissional exerce atividades concomitantes ou diversa àquelas em que ele foi contratado), além de direitos que avançam em todo o mundo, como a licença maternidade de 180 dias e paternidade de 10 dias, escalas de 12 x 36 (com previsão de folgas) e adicional por insalubridade e responsabilidade técnica. Confira quadro abaixo.

Em um período pós Reforma Trabalhista, com a precarização das relações de trabalho, em que direitos conquistados são retirados e ameaçados em diversas áreas de atuação, foi ressaltado que os farmacêuticos reivindicam a manutenção de todas as garantias já aprovadas em anos anteriores.

"Essa cláusula é importante de ser ressaltada na PAUTA da categoria, uma vez que a  reforma trabalhista determinou que  as garantias da convenção coletiva só têm aplicação durante a sua vigência, necessitando de nova negociação  para ser reconquistada", explica Fabio Angelini, advogado do SINFAR-SP.


Reajuste Salarial
Sobre o reajuste salarial, os profissionais propõe a mudança de índice de correção mais o aumento real de 5%. Atualmente, os salários são corrigidos anualmente com base no  INPC/IBGE, que não revela os dados de consumo e despesas de forma completa.
Dessa forma, o SINFAR-SP defende que seja adotado o ICV/DIEESE, por ser mais factível para a atualização salarial, uma vez que avalia estrutura de finanças familiares, registro de renda, ocupação, educação e moradia.
Já para o aumento real foi levado em consideração a qualificação técnica e científica do profissional da área. “Devido à responsabilidade e o compromisso dos seus atos, além da extensão  de seu trabalho, o farmacêutico têm direito a um salário justo e digno à complexidade de sua função ”, apontou Renata Gonçalves, secretaria geral do SINFAR-SP.

Próximo passo

O Sindicato patronal ainda não respondeu às reivindicações dos farmacêuticos, nem agendou reunião de negociação com SINFAR-SP. Do lado dos trabalhadores, a entidade irá ampliar a luta no setor da saúde, uma vez que todos os profissionais vivem desafios atualmente.
“ Esse é um momento que exige que os profissionais de saúde de diversas áreas se unam para unificar a luta em defesa de melhores condições de trabalho e renda, e acima de tudo garantir os direitos já conquistados com muita luta não sejam retirados”, acrescenta Renata.

CONFIRA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

FARMACÊUTICOS EM HOSPITAIS, CLÍNICAS, SANTAS CASAS, OSS, LABORATÓRIOS DE PESQUISAS, ANÁLISES CLÍNICAS E ESTABELECIMENTOS FILANTRÓPICOS
MANUTENÇÃO DE TODAS AS GARANTIAS


REAJUSTE SALARIAL PELO ICV/DIEESE + AUMENTO REAL DE SALÁRIO DE 5%
JORNADA DE TRABALHO MÁXIMA DE 40 HORAS SEMANAIS
ESCALAS 12 x 36 - COM PREVISÃO DE FOLGAS
LICENÇA MATERNIDADE 180 DIAS – PATERNIDADE 10 DIAS
COMBATE AO ASSÉDIO MORAL E DESVIO DE FUNÇÃO
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
INSALUBRIDADE
ADICIONAL POR RESPONSABILIDADE TÉCNICA
REMUNERAÇÃO PELO DIA DO FARMACÊUTICO
VALE REFEIÇÃO DIÁRIO
HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO NO SINFAR-SP
ABONO DE FALTAS PARA CURSOS, SEMINÁRIOS, EVENTOS DA PROFISSÃO
Atendimento pelo chat Sinfar

Receba novidades por e-mail

CASF_LOGO_FINAL_novo.png
Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo
Rua Barão de Itapetininga, 255 - conjunto 304 - São Paulo - SP 
CEP: 01042-001 Fone: (11) 3123 0588 
Diretorias Regionais    Webmail Sinfar
© 2014 - Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo - Todos os direitos reservados