Notícias

Homenagem à colega Farmacêutica Maria da Penha

6. March 2015 Neste 8 de Março saudamos a nossa colega Farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes pela sua luta, que merece sempre ser lembrada por nós!
"A vitória obtida por Maria da Penha Maia em ter seu agressor punido, mesmo que por pouco tempo, foi o grito de alerta que libertou vários corações oprimidos e sem proteção" Paulo Rogerio Areias de Souza (A Lei Maria da Penha e sua contribuição na luta pela erradicação da discriminação de gênero dentro da sociedade brasileira)
Foto cedida pelo nosso querido Dr. Marcio Fonseca, Diretor do SINFAR-SP, amigo de Maria da Penha desde os tempos da Faculdade de Ciência Farmacêuticas da USP e do IAMSPE.

more…

SINFAR EM APOIO À REDUÇÃO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS!

Altos preços impactam todas as áreas, inclusive farmácias, postos de saúde e hospitais

30. May 2018 O Brasil passa por uma das maiores crises política e econômica em sua história e que impacta todos os setores. Crescimento do desemprego, desvalorização dos salários, reforma trabalhista e mais uma série de medidas tornaram insatisfeita a imensa maioria da população.

A alta no preço dos combustíveis é mais um fator que demonstra o fracasso desse programa de governo. A implementação da “nova política de preços da Petrobras”, em outubro de 2016, fez com que fossem praticados preços muito mais altos de acordo com o valor internacional do petróleo e com a cotação do dólar.

Desde 2016, a alta dos preços de combustíveis se tornou uma constante e este último aumento levou a um grande levante popular contra esses mandos e desmandos que influenciam a vida dos trabalhadores de todas as áreas. O preço do transporte gera aumento também nos produtos dos supermercados, alimentos e medicamentos,

Assim, o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (SINFAR) entende que essa política de preços impacta o transporte nacional e, consequentemente, as farmácias, postos de saúde e hospitais, e defende a greve dos Petroleiros deflagrada nessa quarta-feira, 30 de maio. Como entidade que atua pelos direitos dos trabalhadores, também defendemos que a greve é um instrumento legítimo de mobilização, previsto na constituição. É uma injustiça o TST (Tribunal Superior do Trabalho) considerar ilegal a manifestação e aplicar multa aos petroleiros.

Com apoio é possível reduzir os valores, conforme foi constatado na mobilização dos caminhoneiros na semana passada, e pressionar o governo a uma prática de preços mais justos no gás de cozinha, diesel, gasolina e etanol, no qual o Brasil é um dos principais fabricantes no mundo.

O SINFAR também apoia as reivindicações da Federação Única dos Petroleiros (FUP), que pede a manutenção dos empregos, a saída imediata do atual presidente da Petrobras, Pedro Parente,responsável pela política de preços atuais e que as propostas de privatização da estatal sejam barradas.

Devemos lembrar que historicamente a Petrobras é a maior investidora em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil. A partir da manutenção e ampliação de seus recursos, haverá mais financiamento para essas áreas, o que impactará positivamente a produção de novos medicamentos pelos pesquisadores farmacêuticos brasileiros.

more…

INFORME - Campanha Salarial 2018 – FARMÁCIAS – DROGARIAS – DISTRIBUIDORAS

SINFAR irá protocolar novo requerimento para reunião

8. June 2018
Conforme reunião para definir estratégias de negociação, realizada nesta quinta-feira, 07.06, o requerimento para reunião de negociação coletiva será feito em caráter de urgência, uma vez que estamos há mais de um mês sem qualquer resposta do sidicato patronal e data base é fixada em 1º de julho.

Confira o cronograma de ações realizadas e os próximos passos:

- 18 e 19/04  – SINFAR-SP realiza assembleias para discussão e aprovação da Pauta de Reivindicações .
- 03/05         – SINFAR-SP protocola Pauta de Reinvindicações da categoria nos sindicatos patronais (SINCOFARMA-SP, SINCOFARMA ABCD, SINCOFARMA RIBEIRÃO PRETO, COMÉRCIO OSASCO E REGIÃO, SINCAMESP) e apresenta requerimento de reunião para negociação.
- 17/05 e 07/06 – SINFAR-SP realiza reuniões com a categoria para definir as estratégias de negociação.
Após 35 dias com a Pauta e o requerimento de reunião não houve qualquer manifestação dos patrões o que revela a pouca vontade em debater os temas importantes no trabalho dos farmacêuticos.
Assim, em 07/06 a categoria deliberou que:
• O início imediato da negociação coletiva – que o SINFAR-SP protocole novo requerimento de reunião em caráter de urgência;
• Que toda a categoria esteja ALERTA para convocações do SINFAR-SP e possíveis manifestações em caso de inércia ou recusa dos patrões.



Farmacêutico: Fique atento às convocações do SINFAR-SP e participe !

more…

Pauta de Reivindicações do SINFAR: adicional de insalubridade

O SINFAR-SP fará uma série de reportagens sobre a pauta de reivindicações para farmácias, drogarias e distribuidoras que será apresentada ao Sindicato Patronal em reunião de negociação coletiva

13. June 2018  

Inaugurando a série, o direito ao adicional de insalubridade, uma bandeira histórica de luta  do SINFAR-SP, que ainda é garantida apenas por meio de decisões judiciais e é um item da pauta para o próximo ano.
Esse direito ainda gera dúvidas em muitos profissionais, principalmente no momento de contratação. E fica a questão: apenas os farmacêuticos que trabalham em hospitais têm esse adicional no salário garantido por lei?

Mas afinal o que é um trabalho insalubre?

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério do Trabalho e Emprego, trabalho insalubre é aquele que expõe o profissional a agentes nocivos à saúde acima dos limites considerados tolerados, de acordo com a natureza, intensidade e tempo de exposição.

O pagamento do adicional, no entanto, é avaliado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o farmacêutico e diretor de saúde do trabalhador do SINFAR-SP,  Fabio Garcia, atualmente o sistema funciona da seguinte maneira: os empregadores são obrigados a contratar empresas especializadas para identificar prováveis riscos ambientais e à saúde dos trabalhadores. Dessa forma, elaboram e implementam o PCMSO (Programa de Controle Médico de saúde ocupacional) e o PPRA (Programa de prevenção de riscos ambientais) para que os estabelecimentos possam funcionar de acordo com as normas de segurança e regulamentação. Assim, quando é identificado o risco ao trabalhador, é acrescido o adicional de insalubridade.

No caso de hospitais, é necessário o mesmo sistema  de perícia, porém a Norma  nº 32 regulamenta a segurança e saúde em locais que prestam serviços à saúde. O método, no entanto, de acordo com o diretor, é falho para os farmacêuticos de estabelecimento comerciais, ainda mais no caso das distribuidoras. “Estes laudos técnicos produzidos pelas empresas levam em conta critérios qualitativos e não quantitativos. Com isso, eles negam o fato de que apenas uma única aplicação de injetáveis, por exemplo, pode expor o farmacêutico ao risco de contaminação”, explica.

Além disso, farmácias e drogarias também são prestadoras de serviços de saúde, o que ocorre é que gera um conflito por ser também uma atividade comercial.

Como garantir o adicional de insalubridade?

O SINFAR-SP promoveu várias ações trabalhistas ajuizadas que tem garantido o adicional de insalubridade aos farmacêuticos - sócios do sindicato, que durante o processo, contam assessoria jurídica e médica especializada na rotina de trabalho da categoria.

Mas é preciso ir além! É preciso lutar de forma coletiva, tanto que  em assembleia, a categoria deliberou pela inserção do adicional de insalubridade na Pauta de Reivindicações aos sindicatos patronais.

Neste momento, pós reforma trabalhista, em que há redução dos direitos, apenas a união dos farmacêuticos pode garantir avanços e conquistas como esse adicional.  “Nenhum benefício da Convenção Coletiva de Trabalho foi concedido pelos patrões, todos foram conquistados pelos farmacêuticos organizados no SINFAR-SP Precisamos avançar das conquistas individuais para a coletiva.” afirma Fabio Garcia.

Confira a pauta de reivindicações aqui

 

more…

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16
.
Atendimento pelo chat Sinfar

Receba novidades por e-mail

CASF_LOGO_FINAL_novo.png
Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo
Rua Barão de Itapetininga, 255 - conjunto 304 - São Paulo - SP 
CEP: 01042-001 Fone: (11) 3123 0588 
Diretorias Regionais    Webmail Sinfar
© 2014 - Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo - Todos os direitos reservados