Notícias

Campanha salarial 2019: assembleias fortalecidas

O SINFAR-SP já percorreu 11 cidades do Estado de São Paulo realizando as assembleias da Campanha Salarial 2019 para os farmacêuticos do comércio. Acompanhe

O SINFAR-SP já percorreu 11 cidades do Estado de São Paulo realizando as assembleias da Campanha Salarial 2019 para os farmacêuticos do comércio. Até agora o encontro já aconteceu em São Paulo, Sorocaba, Guarulhos, Ribeirão Preto, Santos, Fernandópolis, Araçatuba, Presidente Prudente, Araraquara, Piracicaba e Mogi das Cruzes. 

Para Glicério Maia, presidente do SINFAR-SP, a campanha desse ano possui um caráter especial. "Os  farmacêuticos são uma das poucas categorias que  ainda mantêm suas negociações coletivas,reajustes baseados na inflação e acordos legais baseados na Convenção Coletiva de Trabalho dentro do cenário trabalhista atual, Por isso, a necessidade de construir esse espaço de forma mais ampla possível",avalia. 

No caso da área do comércio, a que mais emprega farmacêuticos atualmente, as condições de trabalho são temas recorrentes levantados pelos profissionais em suas reivindicações. Nas assembleias já realizadas nessa Campanha,  a insatisfação dos farmacêuticos com a jornada de trabalho prática, em especial a jornada 6x1 foi amplamente discutida. “Um debate muito rico tem sido feito sobre este assunto. Explicamos que embora a legislação defina a atividade de comércio varejista e atacadista de medicamentos como essencial (Lei 7783/89 e classificação esta que garante o trabalho nos domingos e feriados sem autorização na Norma Coletiva)  é preciso que a Convenção garanta, através de negociação, a folga extra quando o trabalho aconteça nestas ocasiões”, explicou Fábio Angelini, advogado do SINFAR-SP.
 
A secretaria geral do sindicato, Renata Gonçalves, também disse que muitos farmacêuticos relataram a incidência de oferta de emprego com remunerações abaixo do piso salarial. Gonçalves explica que os relatos apresentados mostram que apesar de toda documentação (registro em CTPS, formulários para assunção de responsabilidade técnica) constar a remuneração mínima (piso salarial) o salário recebido muitas vezes é inferior. “A nossa convenção coletiva prevê que além da remuneração do piso salarial, todo salário deve ser pago através de depósito em conta corrente. Esta é uma garantia que preserva o trabalhador de fraudes na . É importante lembrar que o pagamento via depósito está na Convenção Coletiva de tem força de lei”, enfatiza.

O advogado do SINFAR-SP explica que no caso desse tipo de fraude, a entidade irá acionar empresas nas localidades exigindo a comprovação do pagamento salarial via depósito bancário. “E, em caso de constatação de remuneração inferior ao piso, medidas judiciais serão adotadas”, disse.

A Reforma da Previdência também tem sido assunto constante nas assembleias. Antecipando eventuais dúvidas o SINFAR-SP elaborou um material sobre o tema e pretende convocar um amplo debate com a categoria.

A importância de participar das assembleias

Muitos farmacêuticos estão participando pela primeira vez em assembleias  e perceberam a importância do Sindicato para a construção de uma ampla negociação coletiva que garanta a manutenção de seus direitos e  melhores condições de trabalho. Dessa forma, as contribuições sindicais, que podem manter a entidade atuante e fortalecida, foram bastante debatidas.
.
Atenção para as próximas Assembleias
Fique atento nas datas e participe


 
Agradecimentos
O SINFAR-SP agradece nesta  primeira rodada de assembleias personalidades importantes que estão contribuindo para o fortalecimento da categoria: Rosilene Martins, delegada regional Presidente Prudente CRF-SP,  Marco Aurélio Poe, delegado regional Araçatuba CRF-SP, Reges Barreto, coordenador curso de farmácia Fundação educacional de Fernandópolis (FEF), Roseli Simões Barreto, delegada regional de Santos - CRF-SP,  Jonas Moraes, delegado regional de Guarulhos e delegada adjunta Tatiana da Silva Francelino.
Um agradecimento especial para a diretoria do CRF-SP, em especial o seu presidente Marcos Machado, por ceder espaços para as assembleias do SINFAR-SP.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Atendimento pelo chat Sinfar

Receba novidades por e-mail

CASF_LOGO_FINAL_novo.png
Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo
Rua Barão de Itapetininga, 255 - conjunto 304 - São Paulo - SP 
CEP: 01042-001 Fone: (11) 3123 0588 
Diretorias Regionais    Webmail Sinfar
© 2014 - Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo - Todos os direitos reservados